Siga-nos!

LÍNGUA PORTUGUESA

LÍNGUA PORTUGUESA

Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Nara Gil Martins Serie: 7º ano ROTEIRO DE ESTUDOS

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Nara Gil Martins

Serie: 7º ano

ROTEIRO DE ESTUDOS

 

Fala, galera! Tudo bem com vocês?

O roteiro de hoje irá abordar conteúdos pertencentes ao capítulo 04 (Denunciar para além das palavras) do seu módulo. Vamos caminhar por partes, por isso, preste atenção.

 

1ª parte: Abordagem gramatical

Como vocês já sabem, sempre iniciamos um capítulo com a perspectiva gramatical. Usamos esquemas no caderno para facilitar e depois treinamos com atividades.

Você irá repassar os mapas mentais abaixo para o seu caderno, ok? Faça de forma organizada!

 

 

 

 

 (Há outros exemplos...)

 

 

 

 

 

 

  • Ufa! Passou tudo para o seu caderno?  Agora vou te sugerir dois vídeos no youtube com esse conteúdo:

Acesse:  https://www.youtube.com/watch?v=y2haxLgR4BM

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ibU1JFMbKrQ&t=460s

 

  • NO SEU MÓDULO: Você irá revisar o assunto nas páginas: 61, 62 e 63

 

2ª parte: Atividades gramaticais

No módulo:  Páginas: 64, 65 e 66 (até a questão 03) / Página 69 (Questões 01, 02 e 03)

 

 

No caderno: (Passe tudo para o caderno se não puder imprimir)

 

ATIVIDADE

 

01. Classifique as orações abaixo de acordo com os códigos e atendendo à transitividade dos verbos:

 

(VI) Intransitivo

(VTD) Transitivo direto

(VTI) Transitivo indireto

(VTDI) Transitivo direto e indireto

(VL) Verbo de ligação

 

(        ) As orquídeas gostam de ambientes úmidos e quentes.

(        ) Crianças morenas de olhos sonhadores brincam nas calçadas.

(        ) O desfile das escolas de samba foi um espetáculo deslumbrante.

(        ) A televisão deve para as crianças programações mais ricas.

(        ) No centro da praça um fabuloso Baobá atraiu nossa atenção

(        ) O pintor ofereceu um belo quadro para um amigo de Campinas.

(        ) O soldado voltou machucado.

(        ) Os pessegueiros floresceram hoje.

(        ) Quando a garota passou mal, a família chamou o médico.

(        ) A minha mãe ficou animada com a notícia.

(        ) As notícias chegaram confusas.

(        ) Eu dei uma coleção de cartas de papel para a minha amiga.

(        ) A princesa virou os olhos assustada.

(        ) Ela pode precisar de algum dinheiro

(        ) A menina parecia uma bonequinha

(        ) Eu trouxe um presente para você.

(        ) A professora de geografia só gostava de nós.

(        ) Carlinha era muito ciumenta.

(        ) Pacientemente, Marcos explicou o exercício ao colega.

(        ) Os estudantes gritaram bastante.

(        ) As plantas carnívoras comem insetos

(        ) As crianças acreditam em papai noel.

(        ) Depois de 5 dias fora de casa, o menino voltou.

(        ) A garota comia a sobremesa rapidamente.

(        ) As plantas gostam de ambientes úmidos.

(        ) O filme de hoje contém cenas fortes.

(        ) As crianças da escola gritavam.

(        ) Nós daremos o prêmio ao vencedor.

(        ) Os pais dão conselhos aos filhos.

(        ) Todos a tratam muito bem.

(        ) As flores do jardim murcharam.

(        ) A equipe assistia à programação dos desfiles.

(        ) Oferecemos flores à noiva.

(        ) Os professores já falaram com os alunos sobre isso.

(        ) A s crianças precisam de atenção de todos.

(        ) Algumas pessoas escrevem poemas.

(        ) Algumas pessoas escrevem bem.

 

02. Em “Na última década, vários países europeus criaram legislações específicas para defender os direitos dos animais”, o verbo destacado é classificado como:

a) verbo de ligação.

b) verbo intransitivo.

c) verbo transitivo direto.

d) verbo transitivo indireto.

 

03. Marque a alternativa em que o verbo grifado seja INTRANSITIVO:

a) O custo de vida anda alto.

b) Aquele mistério levou-o à insônia.

c) Sua voz estava muito rouca.

d) As mulheres permaneceram inquietas.

e) Na reta final, o corredor andava com lentidão.

 

 

3ª parte: Análise do gênero

  • Neste capítulo, trabalharemos com a foto denúncia, um gênero que diz muito através da linguagem não verbal.

 

  • Para iniciar a nossa reflexão, comece analisando as fotografias das páginas 56 e 57 e responda ao que se pede.

 

  • Pensando na dinâmica da sua quarentena e levando em consideração suas demandas virtuais, as outras atividades de interpretação serão feitas depois.

Caixa de texto: Para finalizar, você criará uma foto denúncia em desenho para representar a nossa situação atual. Sendo assim, o seu desenho deve fazer uma espécie de crítica ou denúncia aos fatos atuais. Exemplo: Imprudências na saúde, Quebra na quarentena, Falta de estrutura médica, Falta de empatia entre as pessoas e etc... Capriche! Use uma folha de ofício para sua arte!
Ah, caso deseje, pode postar a foto nos seus Stories e marcar o @colégiostar

Cuidem-se! Estou com saudades!




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://api.whatsapp.com/send?phone=117599830-8058