Siga-nos!

Enem 2017: veja o que muda com contratação de FGV, Cesgranrio e Vunesp e saiba quem vai fazer as questões

Enem 2017: veja o que muda com contratação de FGV, Cesgranrio e Vunesp e saiba quem vai fazer as questões

Inep esclarece que a contratação da FGV, Cesgranrio e Vunesp é para a aplicação e correção. Prova será elaborada, montada e diagramada pelo governo federal.

A contratação da Vunesp, FGV e Cesgranrio para aplicação e correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 causou confusão entre estudantes, que ficaram em dúvida quanto à responsabilidade pela elaboração da prova. Muitos temiam que o estilo de prova fosse mudar por causa da participação dessas fundações.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explicou, em nota, que o trabalho das fundações será apenas de aplicação e correção do Enem. As questões continuarão a ser elaboradas pela autarquia do governo federal.

"A elaboração do Enem é de responsabilidade do Estado brasileiro, por intermédio do Inep", informa a nota.

As fundações FGV e Cesgranrio vão cuidar da correção da prova objetiva, enquanto a Vunesp fica a cargo das redações. Não houve mudança nas orientações sobre como a fundação deve corrigir as redações, que continuam sendo orientada pelo manual elaborado pelo Inep.

Em 2016, a prova foi responsabilidade da Cesgranrio e da Cebraspe, que dividiram o trabalho entre equipes em cada unidade da federação: a prática deve se repetir no Enem 2017.

Etapas da elaboração e correção do Enem

Etapa Descrição
Elaboração e montagem Responsabilidade dos pesquisadores do Inep e da Diretoria de Avaliação da Educação Básica, com apoio de professores universitários selecionados por critérios técnicos e de regionalidade. A remuneração dos professores e colaboradores é feita diretamente pelo Inep, por intermédio do Auxílio Atividade Educacional.
Diagramação e impressão Provas e material administrativo são diagramados e impressos em ambiente de segurança e manuseio, em processo coordenado pela Diretoria de Gestão e Planejamento (DGP) do Inep. O serviço é realizado por empresa especializada, cuja seleção ocorre por processo licitatório.
Aplicação e correção O Inep coordena a aplicação e a correção do Enem, realizadas pelas fundações que compõem o consórcio contratado.
Distribuição e retorno A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) distribui os materiais das provas e retorna os cartões-resposta para as mantenedoras, sob a coordenação e supervisão da DGP/Inep
Fonte: Inep